sexta-feira, 16 de novembro de 2018



Segundo Jorba e Sanmartí (2003) existem 3 modalidades de avaliação mais utilizadas:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL - tem como principal objetivo determinar a situação de cada aluno antes de iniciar um determinado processo de ensino e aprendizagem, para poder adaptar as estratégias e metodologias pedagógicas à necessidades do aluno.


AVALIAÇÃO FORMATIVA - se refere aos procedimentos utilizados pelos professores para adaptar seu processo didático aos progressos e necessidades de aprendizagem observada em seus alunos. A aprendizagem é considerada como um processo por meio do qual o aluno vai reestruturando seu conhecimento a partir das atividades que executa. 

AVALIAÇÃO SOMATIVA -  tem como objetivo fornecer os resultados obtidos ao final de um processo de ensino-aprendizagem de modo a assegurar que as características dos estudantes respondam às exigências do sistema educacional. É feita através de coleta de informações e a elaboração de instrumentos que possibilitam medir os conhecimentos a serem avaliados. 

Na minha concepção a avaliação no PEAD a avaliação é formativa na medida em que há um acompanhamento do processo de aprendizagem das alunas a fim de promover sempre níveis maiores de consciências sobre suas capacidades cognitivas. No PEAD o professores/tutores trabalham em parceria com as alunas na tentativa de fazer com que elas elaborem seu conhecimento, procurando desenvolver formas em que as alunas-professoras possam aplicar esse conhecimento na sua prática docente.
Me questiono se a avaliação no PEAD poderia ser considerada também colaborativa, pois as alunas participam do processo de aprendizagem uma das outras através de comentários e questionamentos buscando provocar a reflexão de maneira crítica das vivências de suas colegas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário