Importância da Interação na Aprendizagem
A interação é usualmente significada como “inter-ação”,
ou seja, uma ação (relação) “entre”. Na teoria construtivista, a qual
compreende o conhecimento como construção, a interação é um processo complexo
de trocas e de significações que desencadeia uma sequência de estados de
construção de conhecimento (PIAGET, 1986).
Piaget (1986) traz a ideia de que a interação não se dá apenas entre
indivíduos, mas entre o sujeito e o meio físico ou social, tendo como resultado
a aprendizagem, através da assimilação e acomodação das informações oriundas da
própria interação. Assim, é a partir da interação entre indivíduo e meio físico
e social que se abrem possibilidades de aprendizagens. Sujeito e objeto transformam-se,
portanto, devido a essa interação (BECKER, 2012).
Nos cursos a distância, os recursos tecnológicos aliam-se
às ações de tutoria e possibilitam a interação, pois permitem que trocas e
processos de aprendizagem que não poderiam ser feitos devido a diferentes
espaços e tempos, possam ser feitos através das tecnologias. Dessa forma, a interação entre alunos e
tutores terá implicações para qualidade e efetividade da aprendizagem.
No PEAD a função dos tutores é construir uma relação acolhedora junto aos alunos de forma cordial e provocadora, que busque auxiliar nas dúvidas decorrentes do processo de aprendizagem bem como, analisar e comentar os trabalhos realizados pelos alunos. É através do diálogo e da orientação personalizada, coletiva ou individual, que os tutores devem incentivar os alunos (PEAD, 2006).
A interação no PEAD evidencia-se através das trocas efetivadas pelos tutores e alunos de forma síncrona (whatsapp, telefone e chat) e assíncrona (fórum, e-mail, mensagem). O acompanhamento diário é necessário no trabalho do tutor, que além de registrar as produções dos alunos, procura interagir de modo a auxiliar em suas reflexões, mantendo um contato direto de esclarecimento e apoio. Esse processo interação também possibilita aprendizagens aos tutores, que entre o aprender e o ensinar qualificam suas ações de tutoria.
Referências
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento.2 ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2012.
PIAGET, J. Problemas de Psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
PEAD/UFRGS. Guia do Tutor. UFRGS. Porto Alegre, 2006.
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