Segundo Nevado et. al. (2001), o PEAD utiliza como principais estratégias para favorecer a ação-reflexão-ação sobre sobre os pressupostos e as práticas pedagógicas: as estratégias de problematização e provocação no sentido de problematizar as certezas e apoio a reconstrução no intuito de incentivar a produção dos alunos mostrar outras possibilidades.
Problematização e provocação
Na tentativa de tentar problematizar as afirmações das alunas e provocá-las a reflexão procuro fazer indagações através de feedback baseados na “pedagogia da pergunta” (FREIRE, 2014). Assim, são propostos questionamentos e perguntas abertas que incentivaram a reflexão e análise crítica sobre suas ideias, práticas pedagógicas e pressupostos teóricos. Essa atuação pedagógica do tutor pode ser caracterizada por uma pedagogia da pergunta, que visa propor questionamentos que apoiem os alunos na identificação de possíveis contradições ou inconsistências em suas produções vinculadas às atividades de uma interdisciplina (NEVADO et al., 2006, p 27).
Muitas vezes as perguntas feitas nos comentários dos blogs não são respondidas, na plataforma educacional há uma incidência maior nas respostas. Através desse diálogo é possível perceber argumentos mais e menos elaborados e argumentativos, percebe-se assim que há diferentes níveis nas aprendizagens das alunas e que nós como tutores temos que tentar desenvolver cada uma no seu nível de compreensão.
Apoio a Reconstrução
Já no aspecto de apoio a reconstrução, procuro incentivar as alunas com expressões do tipo "muito bom", "muito importante", "muito interessante" no sentido de incentivar as alunos a participar das discussões e expor suas crenças, incentivando a troca de experiências entre os agentes do curso. Nas estratégias de reconstrução busca-se problematizar o conteúdo trabalhado e a proposição de novas possibilidades na prática dos saberes docente, ou seja, o tutor coloca-se como um interlocutor que ajuda a pensar junto, numa esfera de colaboração.
Diante dessas ações o que se percebe é que as alunas sentem uma relação de confiança com o tutor, quando este demonstra estar presente e junto com elas nos ambientes virtuais. No entanto quando essa troca entre as duas partes não se estabelece com frequência, essa relação fica prejudicada e a continuidade das ações trocas também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário