"Avaliação é um ato permanente em nossas vidas" - Jussara Hoffmann
Hoffmann afirma que avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. Isso pressupõe a existência de uma relação de confiança entre professor e aluno em que ambos possam manifestar seus argumentos no desenvolvimento do processo de aquisição de aprendizagens.
Segundo a autora, a reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico. Ou seja, o professor precisa estar sempre se avaliando, se questionando se suas propostas estão sendo efetivas para a aprendizagem dos alunos. Na minha atuação como tutora, muitas vezes fico me perguntando se estou fazendo ações que auxiliam as alunas na sua prática, em alguns momentos faço mais questionamentos em outros procuro incentivar ou dar sugestões e orientações, sempre procurando avaliar se estou de fato contribuindo na formação das alunas.
Ainda segundo Jussara Hoffmann, para o professor, o ato de avaliar, é o modo de que dispõe para escutar, pensar sobre o seu fazer diário. Foi nessa direção que na aula presencial de 13/11, foi feita uma conversa com as alunas-professoras sobre o estágio. Alguns questionamentos foram feitos, tais como: O que estás encontrando de bom? O que notaste de diferente? Achas que está se sentindo mais segura nas práticas pedagógicas? Por que motivo? Quais conquistas alcançaste no estágio?
A partir destes questionamentos dois depoimentos das alunas Lucimar e Diulianis foram especialmente importantes para mim, funcionaram como um feedback positivo sobre minhas intervenções no desenvolvimento das alunas.
A estagiária Lucimar relatou que após a sugestão da tutora de oportunizar momentos de leitura que os alunos pudessem manipular os livros e que eles escolhessem a leitura a ser realizada e lessem as imagens, a estagiária começou a oportunizar esses espaços de leitura para os alunos e percebeu que os alunos estão mais participativos e mais protagonistas da sua aprendizagem de leitura.
A estagiária Diulianis relatou que a partir da sugestão da tutora em deixar os alunos sentados em duplas, percebeu que os alunos estão mais colaborativos, melhorando sua interação e produção nas atividades.
Esses relatos contribuíram para a reflexão sobre minha atuação profissional, pois pude perceber que as intervenções e sugestões feitas às alunas tem efeitos nas suas aprendizagens e que elas estão levando isso para a qualificação profissional delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário