sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Percepções das Visitas nas Escolas




A primeira visita presencial nas escolas foi muito boa para conhecer a realidade das escolas e especificidades de cada uma das estagiárias. Encontramos realidades bem difíceis: alunos de inclusão sem apoio, escolas com infraestrutura de uma casa adaptada, escolas com paredes sujas e depredadas, escolas desorganizadas e com espaços restritos, enfim encontramos espaços de formação que não são incentivadores de aprendizagens. 

Na interação com os alunos, observamos que poucas alunas ainda atuam com modelo pedagógico pouco relacional. Algumas estagiárias não dialogavam muito com alunos, deixando-os fazer como queriam, sem fazer intervenções pontuais. Sugerimos para essas estagiárias procurar interagir mais com os alunos, indagando sobre suas hipóteses e buscando mostrar diferentes possibilidades na resolução de situações que os desafiam. 

Na atuação pedagógica das alunas, observamos que algumas estão procurando fazer inovações pedagógicas propondo atividades mais lúdicas que envolvem os alunos e os tornam mais colaborativos. Algumas alunas ainda estão trabalhando com folhas prontas e atividades retiradas de livros didáticos, o que gerava uma série de atividades fragmentadas e descontextualizadas. Na direção de qualificar a atuação pedagógica das estagiárias foi sugerido promover atividades que tenham uma continuidade e estejam engajadas no projeto proposto, nas quais os alunos sejam autores e sintam sua criatividade e produção serem incentivadas. 

Outro aspecto observado foi a falta de valorização das produções dos alunos, em poucas salas os trabalhos estavam expostos. Nesse sentido, foi sugerido melhorar na exposição do trabalho dos alunos na sala de aula e pela escola para valorizar a produção dos alunos. Também foi proposto pensar em uma produção dos alunos para o final do projeto: exemplo, caixa de jogos, álbum de jogos, maquete, livro de histórias. 

Os comentários e sugestões foram bem aceitos pelas estagiárias. Vamos ver como será o desenvolvimento a partir dessa conversa.

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