Desafios da escrita acadêmica
Outra leitura que me permitiu ter um olhar mais sensível para a escrita das alunas do PEAD foi o texto "ORIENTAÇÕES NO PROEJA" da prof Tania Marques. O texto aborda situações encontradas na orientação de TCC’s como a dificuldade de delimitar objetivos de pesquisa, erros gramaticais, falta de conhecimento das regras da ABNT, plágio ou falta de referência dos autores, dificuldades de escrita com prazos curtos e a dificuldade de diferenciar a metodologia de uma pesquisa para a metodologia de um projeto de estágio. Estes aspectos também foram identificados por mim na orientação de TCC’s do PEAD e vejo isso como uma falha também no curso, pois em nenhum momento as alunas tiveram uma disciplina de metodologia de pesquisa ou aulas sobre normas de ABNT. Apesar de que, na academia, se espera um texto bem escrito, para essas alunas há que que se considerar a pesada jornada de trabalho delas, o tempo que elas estão afastadas da produção escrita e a falta de instrumentos oferecidos na jornada acadêmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário